Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 18991277291

Encontre o que deseja

<
NO AR

musicas

    FATOS HISTORICOS

Esta pagina é dedicada para fatos históricos da cidade de Presidente Bernardes, lembranças, acontecimentos, inaugurações e tudo relacionado ao passado da cidade, como pessoas, imóveis, festas, eventos algo de alguma época para matar aquela saudade!!!



BOA VIAGEM,,,



Presidente Bernardes SP


O desbravamento e a colonização do sertão do Vale do Paranapanema foram algumas das maiores façanhas da história regional. Foi nesse território que nasceu Presidente Bernardes, a antiga povoação de Guarucaia. Em 1º de novembro de 1919, havia sido inaugurada a estação da Estrada de Ferro Sorocabana. Tornava-se mais fácil, aos interessados na compra dos lotes de terras férteis, chegarem à primitiva gleba.

 

 

Início do povoado

 

Presidente Bernardes teve seu projeto urbano traçado em 1920 pelo Cel. José Soares Marcondes. A área pertencia ao imóvel Lins de Vasconcelos, cujo retalhamento foi contratado em 1919 para os terrenos onde atualmente está situado o município, ao sul da linha da Fepasa. A parte norte da linha, um imóvel de 50 mil alqueires, pertencia à firma Ramos, Porto e Cia, que o adquirira da Companhia dos Fazendeiros, que por sua vez recebera, por permuta, do Cel. Manoel Goulart.

 

Da firma Ramos, Porto e Cia, faziam parte os irmãos Luiz Ramos e Silva e Arthur Ramos e Silva Júnior, tendo o primeiro aberto loteamentos em Santo Anastácio e Piquerobi. Já Arthur Ramos fixou-se na Fazenda Guarucaia, em Bernardes.

 

A população atual de Presidente Bernardes é de 13.570 habitantes (Censo 2010), sendo 10.500 residentes na zona urbana e 3.070, residentes na zona rural, segundo o último censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística http://www.ibge.com.br/cidadesat/topwindow.htm?1 ). A área total do município corresponde a 752 km².

 

A distância até a capital do Estado é 600 km por rodovia e 527 km em linha reta.






Ex Prefeitos



*********************************************************

Desfile Civico 12 de Outubro

2013


O ano foi de 2013, desfile cívico levou milhares de pessoas as ruas da cidade na manha de Domingo, onde bandas e fanfarras da cidade e região fizeram alegria de todos os Bernardenses que se deslocaram de suas casas para conferir um dos eventos mais tradicionais da cidade.







******************************************************


Associação Atletica Bernardense


 


A A BERNARDENSE - Vice Campeã do Estado São Paulo em 1974. Em pé: Bolinha-sapeteiro - Técnico, Toni Fuzeto, Braz, Abidon, Paulão Felipe, Irimar, Alencar Verri - Diretor Esportivo. Agachados: Jairzinho, Miltão, Samuel, Zi, Barbudo e Sidnei. Mascotes: Odilo e Cebolinha Verri. Faltou aqui o centravante PETA na foto.





Por:Veteranos da Bernardense




#############################################################################################


Esporte Clube Ponte Preta


Segundo moradores antigos, uma das primeiras equipes de futebol da cidade foi o Vila Nova Futebol Clube. Jogadores e dirigentes afirmam que o início das atividades da agremiação data do início da década de 30, portanto, a equipe mais antiga da cidade deve ser considerada o Velo Guarucayence, que em setembro de 1930 era formado pelos seguintes jogadores: Albino, Jerônimo, Izidoro, Jorge, Fortunato, Oscar, Orozimbo, Armando, Tonico, Silvano e Moreira.

 

O Vila Nova Futebol Clube foi fundado no início da década de 30. O campo de futebol da equipe era situado onde hoje está localizada a atual igreja do bairro. O primeiro dirigente do time foi Olimpio Lima, que também atuava como treinador. Anos mais tarde o nome do time mudou para Ponte Preta. A agremiação ainda existe e participa do Campeonato Municipal de Futebol Amador.







######################################

--------------------------------------------

Uma historia de trabalho muito digna, seu Nicanor Silva( Nô ) um garoto que começou a trabalhar como frentista no anos 60 aos 14 anos e continua ate  os dias de hoje no mesmo trabalho, apos 48 anos depois.enha uma bela viagem





Algumas fotos da época com personalidades marcantes para ele, amigos que fez parte da sua historia, alguns presentes ainda nos dias de hoje e outros  apenas vivos nas suas  lembranças.

 

Tudo começou no ano de 1966, um menino, um garoto de apenas 14 anos de idade que se apaixonou pelo trabalho de frentista e esta há 48 anos no mesmo emprego na sua cidade natal.

 

Filho de Sebastião Manoel e Maria Rosa, Nicanor da Silva, mais conhecido e carinhosamente chamado de Nô, o garoto que gostava de figurar entre as pessoas mais velhas na década de 60, começou a trabalhar cedo.

Em conversa com este canal, Nô conta que gostava de frequentar o posto de gasolina naquela época, sempre que encostava um veiculo  estava lá para ajudar e  assim seguiu pelos longos e 48 anos de trabalho.

Historias, fatos, amizades muitas lembranças, um filme passa pela minha cabeça, ao logo desses anos eu vi muita coisa acontecer neste local que ate hoje eu tiro meu pão de cada dia, e me orgulho muito de poder fazer parte desta historia que sem duvida é muito gratificante pra mim e minha família, conta ele.

 

Noitadas com amigos.

 

Na década de 70, a única casa que agitava a cidade e região era frequentada pela sociedade local constante, Associação Atlética Bernardense, onde todos os amigos marcavam de se encontrar para colocar os assuntos em dia, paqueras e fazer amizades. Além de começar a vida de trabalho como frentista, Nô, animava as rodas de festa na cidade, como baterista  de um  grupo formado por amigos nos anos 70.

 

Nestes 48 anos servindo no mesmo local, presenciei muitas coisas e historias marcantes, as vezes eu me pergunto quantos veículos eu já abasteci( risos) desde os carros mais antigos e os mais modernos nos dias de hoje, comenta ele hoje com 68 anos de idade.

 

Como todo ser humano a gente tem historias boas e fatos tristes, amigos da época que já se foram, o primeiro e único empego  o patrão seu Xiloiasso Inague ( in memoria), o qual teve e tem o maior respeito e toda a sua família. 

 

A familiaridade foi o ponta pé inicial de tudo, Nô, desde garoto era sempre ligado a família Inague, como seu Xilloiasso tinha o posto de gasolina na cidade naquela época, o garoto sempre era visto no  meio de alguns funcionários ate que surgiu a oportunidade de trabalhar e o gosto pelo trabalho foi indo e seguiu ate os dias de hoje, belos e longos 48 anos servindo a um único lugar.



********************************************************************

Um mineiro de coração Bernardense, 84 anos de vida e 60 dedicado a alfaiataria


Seu Mineirinho 

Falecimento 05/ 01/ 2016


Mineirinho aos 84 anos de idade e 60 dedicado a alfaiataria( Foto Mussa Almeida)


Uma calça, um Smoking,  um terno,  um fraque ou meio-fraque, aos 84 anos de vida e 60  de alfaiataria  muitas personagens da cidade já passaram pelas mãos do Senhor Expedito de Souza o famoso mineiro de Mirai em Minas Gerais.


Tudo bem que estamos no seculo 21 os tempos mudaram, muitos acontecimentos ao longo desta data aconteceram, a tecnologia surgiu, mais a profissão de seu Mineirinho ainda traz muitos rendimentos a sua oficina, graças a sua força de vontade e carisma.


Mineirinho tinha como trabalho a maquina de costura sua preciosidade( Foto Mussa Almeida) 


Mineirinho  contou que chegou a Bernardes aos 17 anos de idade no ano de 1948, e por aqui firmou sua morada e constitui sua família e até os dias de hoje e com muito carinho se dedica aos trabalhos com as tesouras e sua maquina manual de onde passa a maior parte produzindo oque mais gosta de fazer para seus clientes.


Em sua oficina Mineirinho distrai a mente e capicha nos pedidos ( Foto Mussa Almeida)


Seu Mineirinho conta ainda que por suas mãos já passaram pedidos de ex prefeitos como Leonildo Denari, Clemente Morata Ramom, João Roberto Maroquio entre outras personagens marcantes da época.


Seu Mineirinho era assim carinhosamente chamado pelas pessoas, dizia que gostava de ser chamado assim por ser de Minas Gerais, sempre era visto caminhando pelas ruas da cidade, seu Mineirinho fazia questão de  cumprimentar e conversar com as pessoas por onde passava . Seu Benedito deixou, esposa, dois filhos, trésnetos e todos residem em Bernardes.

Nossos Parceiros

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nosso Whatsapp

 18991277291

Visitas: 1483017 | 

Desenvolvido por Mussa Almeida - Todos os direitos reservados